SENADOR
Senador
No caso brasileiro em específico, as duas câmaras estiveram presentes desde nossa independência, em 1822. Todavia, durante o Império, sua funcionalidade estava submetida a um quarto Poder concentrado nas mãos do imperador, oPoder Moderador. Através deste organizava-se uma peculiar estrutura política nacional. Mas, com a Proclamação da República, a organização dos Poderes foi alterada, retornando ao modelo clássico tripartite. O presidente voltou a representar o Poder Executivo, senadores e deputados integraram o Poder Legislativo e o Poder Judiciário ficou a cargo dos juízes. Outra alteração remete ao fato do cargo de Senador deixar de ser vitalício, como ocorria durante o Império.
Atualmente, o Congresso Nacional é composto pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. O requisito relativo à idade do Senador permanece presente, sendo preciso ter mais de 35 anos de idade para ocupar tal cargo, além das prerrogativas padrão comuns a todos os cargos eletivos na política brasileira. Nosso Senado é composto por 81 membros, sendo três de cada unidade da federação, e a renovação da casa não ocorre por completo, como em outras instituições políticas. O mandato de um Senador dura oito anos. A cada quatro anos, elege-se um ou dois Senadores por estado, de modo alternado. Não há limites para reeleições.
Um Senador eleito atualmente no Brasil tem como responsabilidade elaborar projetos de lei, debater e revisar os projetos provenientes da Câmara dos Deputados e fiscalizar a ação do Executivo. Ele é eleito pelo voto direto da população de seu estado e leva consigo dois suplentes que podem ocupar o seu lugar em caso de morte, renúncia ou deposição, licença de mais de 120 dias ou nomeação para outros cargos da administração pública. O salário de cada Senador gira em torno de R$16.000,00 acrescido de benefícios como salários extras, auxílio moradia, cotas aéreas e verbas para gastos com escritórios e funcionários.
Fontes:
https://www.senado.gov.br/